REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 02, nº17, 2021

Ano 02, nº17, 2021 – ISSN: 2764-0841

Editorial

A 17ª edição da Revista Casa D’Italia destaca o mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, como uma forma de lembrar e valorizar nossos ancestrais, a negritude e nosso povo afro-brasileiro, que tanto contribuiu e contribui para a cultura de nosso país. Essa data é marcada, principalmente, pela morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do período colonial no Brasil, o Quilombo dos Palmares, que perdurou por 90 anos. Zumbi e Dandara dos Palmares representam grandes ícones de resistência por simbolizarem a experiência mais duradoura e mais eficiente contra o sistema escravista e contra o domínio colonial na América.

A equipe do Departamento de Cultura da Casa D’Italia soma esforços na luta antirracista e reforça a abertura deste espaço, como o da Casa, para a valorização da identidade negra e o combate às desigualdades raciais. Ressaltamos a importância de que essa discussão seja promovida para além dessa data, a fim de que essas formas de discriminação não sejam mais reproduzidas. Sendo assim, nesta edição damos destaque às vozes que se levantam sobre essa pauta e propomos uma revista com colaborações somente de pessoas autodeclaradas negras. Colaborações valiosíssimas, a começar pela ilustração da capa feita pelo B-Boy, grafiteiro e artista Felipe Rosa, mais conhecido como Stain. Já nos textos contamos com as seguintes contribuições: Ailê Cancino Mariano; Daniela Alexandre; Estela Gonçalves; Luan Pedretti; Milena Regina; Miriam Dias; Patrícia Vidal; Rita Félix; e Vanessa Lopes.

Para finalizar, reverenciamos nossa matriz africana evocando um precioso conceito de sua filosofia, o UBUNTU — “Eu sou porque nós somos”, que fala sobre a importância das alianças e do relacionamento das pessoas —, para lembrarmos que tudo que construímos e somos depende do coletivo. Por isso, quando temos essa consciência, entendemos que também somos afetados quando nossos semelhantes são diminuídos e oprimidos. Esse fundamento tradicional africano vem nos lembrar sobre o respeito básico uns pelos outros.

É isso, confira a Revista Casa d’Italia. Acessem nosso Facebook e Instagram.