Mitografias, um projeto de divulgação mítica

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 3, n. 22, 2022 – Leonardo Henrique Tremeschin | Mitografias, um projeto de divulgação mítica


Hesíodo, um dos mais famosos poetas da antiguidade, em sua principal obra, “Teogonia”, nos mostrou a origem do mundo e dos deuses gregos. Nela nos é apresentado que um dos primeiros deuses a vir a existir é Eros, o Amor. Uma importantíssima divindade responsável por unir os diversos seres, entre eles, os deuses primordiais. Esses eram, inclusive, os elementos essenciais à existência e manutenção do universo e que, sob a união impulsionada por Eros, deram continuidade à criação.

E é assim que vejo que o amor pelas mitologias e história antiga foi o que me uniu a tais temas a ponto de estudar, e, principalmente, criar conteúdo sobre essas narrativas míticas. Foi desse desejo de trazer os mitos para quem fosse apaixonado pelo assunto que nasceu, em 2009, o Mitografias.

Logo: Mitografias

O projeto surgiu como um site, e em seus primeiros meses alguns textos já foram publicados, mas o foco, desde o início, foi o podcast chamado Papo Lendário, que atualmente já ultrapassou 200 edições. Era um momento onde a mídia podcast aqui no Brasil, mesmo que ainda não tão popular, já mostrava indícios de crescimento. Os podcasts nacionais, em sua maioria, eram de tecnologia, entretenimento e comédia. O Papo Lendário foi o primeiro podcast brasileiro totalmente focado em mitologias, em um formato de conversas e entrevistas.

O objetivo do Mitografias sempre foi o de divulgação, voltado para o público leigo, mas que se interessasse por mitos e lendas. Sempre com o cuidado de não ficar superficial, muito pelo contrário, com o passar do tempo, seguindo os próprios estudos e pesquisas dos participantes, o conteúdo do Mitografias foi se tornando mais aprofundado, e mesmo assim sem perder o foco de entregar um material facilmente compreensível ao público. Nosso ouvinte-leitor não é, apenas, o acadêmico formado em história, mas sim, principalmente, o entusiasta em mitos e história antiga, e que quer uma fonte confiável para conhecer mais sobre o tema de que tanto gosta.

Dessa forma, nos apoiamos em material bem estabelecido, como as obras de Joseph Campbell, Carl Jung, Mircea Eliade, Junito Brandão, Karl Kerényi, entre tantos outros. Além de uma pesquisa incessante em trabalhos acadêmicos de história, letras, filosofia e outras áreas, trazendo também os próprios autores de tais trabalhos em entrevistas, dando-lhes a chance de mostrar suas pesquisas para além do mundo acadêmico.

A mitologia, obviamente, é o ponto central do Mitografias,  rodeada por diversas áreas humanas. É impossível se aprofundar nos mitos de uma cultura sem adentrar em sua história, sua cultura, filosofia, valores e relações sociais e com a natureza. Os mitos fazem parte da alma de um povo, e todas as formas de saber que este povo tiver irão tocar em suas narrativas míticas, sejam tais povos os gregos antigos ou mesmo em nossa cultura atual, sejam os mitos antigos ou modernos. E esse é mais um atributo que o Mitografias sempre tentou tornar claro ao público, que os mitos ainda estão à nossa volta. 

Quando falamos de mitologia grega antiga pode parecer que estamos falando apenas de outro mundo, outra época, mas ao trazer elementos de nosso cotidiano atual demonstramos que ainda vivenciamos tais mitos, seja nas definições e palavras de nosso vocabulário ou até mesmo em nossos comportamentos e valores, e também passando pelas atuais narrativas que nos entretêm, renovando e ressignificando os mitos, ainda que de forma não tão óbvia, mas que podem ser identificadas facilmente para aqueles que buscam os mitos antigos.

Pallas Athena de Rembrandt

Com o passar do tempo, o Mitografias cresceu e o podcast expandiu, não se limitando apenas a conversas e entrevistas sobre algum tema mítico específico. E assim nasceram alguns “spin-offs”. Eram diversos podcasts com propostas e conteúdos específicos. Sob uma visão mais científica e questionadora surgiu o Papo Cético. Um segundo projeto foi o Religare: Tolkien, um programa com a proposta de apresentar em poucos minutos as obras de J.R.R.Tolkien e suas relações míticas. Já o “Horrores Urbanos” foi um podcast criado em arcos, no estilo storytelling, desenvolvido pelo psicólogo Pablo de Assis, membro da equipe. O objetivo foi publicar episódios que exploram nossos medos, indo do sobrenatural ao psicológico, sempre com uma narrativa envolvente. E, por fim, foi criado o “Manual dos Monstros”, uma série de dez episódios introdutórios, descrevendo em cada edição um monstro grego diferente, seus mitos, variações e representações. Ideal para quem está começando a entrar no mundo das mitologias. Tais podcasts, ainda que bem diversos, sempre se relacionam aos mitos e ao fantástico. Todos ainda são acessíveis gratuitamente.

O motivo da criação de tais programas foi variar nosso conteúdo, mas sempre mantendo-o ligado à mídia podcast. Até que, em 2017, nasceu um novo projeto audacioso, indo além de tudo que já havia sido produzido por nós. Teve início a Antologia Mitografias, um projeto literário com tema de Mitos Modernos, onde diversos autores participaram enviando contos inéditos dentro dessa proposta. O primeiro volume teve mais de dez escritores participando, e o sucesso gerou duas continuações, a segunda sobre Mitos de Origem e a última sobre Mitos de Trindade para fechar essa trilogia, que pode ser adquirida gratuitamente no site.

Antologia Mitografias

E assim o Mitografias, em mais de uma década, cresceu de um pequeno site com alguns posts e um simples podcast, para uma fonte de divulgação e publicação de antologias, podcasts diversificados e muito material em texto. Sempre mantendo o objetivo de trazer estudos de mitos, lendas, história antiga e tudo o que possa se relacionar com o tema de mitologia para o ouvinte e leitor.


Referências Bibliográficas:

Mitografias – https://www.mitografias.com.br/

Podcast no Spotify – https://open.spotify.com/show/6YPb6UU7LEgfOlizPUUNST

Mitologia Grega Vol. 1, 2 e 3, de Junito de Souza Brandão

A Mitologia dos Gregos Vol. I: A história dos Deuses e Dos Homens, de Karl Kerenyi

O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell

O Poder do Mito, de Joseph Campbell– A Teogonia, de Hesíodo


Leonardo Henrique Tremeschin

Leonardo é formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, e atualmente trabalha com edição de podcasts. E paralelo ao seu trabalho, estuda mitologias e história antiga desde os 13 anos. Criou o Mitografias em 2009 e desde então dirige esse projeto de divulgação mítica. Foi o organizador e um dos autores nas três publicações das Antologias Mitografias: Mitos Modernos, Mitos de Origem e Mitos de Trindade.