Conheça Venda Nova do Imigrante – ES

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 2, n. 18, 2021 – Imo Experiência Turística |  Conheça Venda Nova do Imigrante – ES


Venda Nova do Imigrante localiza-se no estado do Espírito Santo e é conhecida tanto por sua forte herança italiana quanto pelo título de “Capital Nacional do Agroturismo”, alcunha recebida em 2005. O agroturismo é um dos segmentos da atividade turística e um dos seus objetivos é proporcionar uma experiência autêntica para o visitante, possibilitando uma relação mais próxima entre esse e a comunidade local, aproximando-o do seu anfitrião e do dia a dia rural. Devido à importância desse segmento, 2020 foi eleito o Ano Internacional do Agroturismo e do Turismo Rural pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Imagine receber um amigo querido em nossa casa, se esforçar para integrá-lo ao ambiente e deixá-lo a par do nosso cotidiano. Os esforços do agroturismo caminham nessa direção, seja pelas acomodações na casa de famílias locais, que sofrem poucas alterações estruturais para a hospedagem do visitante; seja pela oferta de lazer que se relaciona às atividades desenvolvidas na própria propriedade rural; seja na oportunidade de ofertar produtos frescos, feitos de maneira artesanal pelos anfitriões; seja pelos artesanatos desenvolvidos ou pela alimentação caseira, que busca resgatar a cultura do local. Dessa forma, transformam-se os serviços prestados em uma genuína experiência, quando o turista deixa de ser considerado um mero cliente e torna-se um convidado especial e único para aquele que o recebe.

Essa forma de turismo promove não apenas a valorização do patrimônio natural da comunidade, mas também de seu patrimônio cultural. Em Venda Nova do Imigrante a experiência torna-se ainda mais interessante quando, além da oportunidade de se aproximar do dia a dia e da simplicidade do meio rural, há tempos perdida na correria e no cotidiano urbano, o visitante também pode ter contato com a cultura herdada e as tradições italianas, dada a forte imigração pela qual o município passou.

Venda Nova do Imigrante compõe, ainda, a 7ª edição do “Boletim de Inteligência do Mercado no Turismo”, formulado pelo Ministério do Turismo e publicado em dezembro de 2020, como o “Circuito do Agroturismo”, sendo que nesse destino é possível encontrar, dentre outros produtos, queijos, licores, biscoitos, cafés, cachaça, antepastos, compotas e socol, embutido de carne suína, de origem italiana, que possui certificação de Identificação Geográfica (IG), garantindo que o produto feito em Venda Nova do Imigrante é único no mercado. 

Sua beleza paisagística, cinematográfica, em meio às montanhas, ao clima ameno e muito verde, garante descanso e relaxamento para o visitante, ou ainda muita aventura e adrenalina para aqueles que apreciam fortes emoções através da prática de esportes radicais, sendo possível encontrar na região: trilhas, trekking, cavalgadas, rapel, tirolesa, voo livre, escalada, etc.

Em Venda Nova do Imigrante é possível conferir ainda a Festa da Polenta, a maior comemoração da cultura ítalo-brasileira no estado, que ocorre desde 1979 e que, em 2021, celebrou sua 43ª edição nos dias 12, 13 e 14 de novembro. A festa, que começou com cerca de 150 pessoas participando, degustando da polenta e de outros pratos típicos, e celebrando as raízes, herança e cultura italiana, atualmente conta com mais de 1.500 voluntários, que garantem seu sucesso. Sua programação é composta por shows, desfile típico cultural, eleição da Rainha da Festa da Polenta, degustações, etc. Mas, para além disso tudo, a essência da Festa da Polenta está em sua capacidade de promover a união entre o povo de Venda Nova do Imigrante, a conexão com a sua história e o sentimento de pertencimento à cidade e à cultura herdadas de seus ‘nonnos’, divulgando também para os turistas os sabores, os valores, as músicas e as tradições da cultura italiana.

O município é próximo de outros destinos igualmente imperdíveis, como Domingos Martins, a aproximadamente 65 km de distância. Situada na região serrana do Espírito Santo, esse município é conhecido como Cidade do Verde e é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o terceiro melhor clima do mundo. Berço de um dos atrativos mais famosos do estado — a Pedra Azul, localizada na Rota do Lagarto —, o município também tem, em seus destaques, aspectos culturais de origem italiana, principalmente no distrito de Aracê, situado na região da Pedra Azul e que ainda preserva os hábitos dos primeiros moradores italianos. Seu charme, associado à oferta de um local de relaxamento e descanso, em um cenário de tirar o fôlego, com comidas caseiras e produtos rurais, garante ao visitante uma experiência inesquecível de harmonia em meio à natureza.


Referências bibliográficas:

http://bibliotecarimt.turismo.gov.br/_layouts/15/start.aspx#/SitePages/BIMT%207%C2%AA%20edi%C3%A7%C3%A3o%20-%20Experi%C3%AAncias%20do%20Turismo%20Rural.aspx

https://cidades.ibge.gov.br/

https://www.cpt.com.br/cursos-turismorural-administracao/artigos/agroturismo-um-novo-conceito-de-negocio

http://www.domingosmartins.es.gov.br/conheca-domingos-martins/historia/imigracao.html

https://www.es.gov.br/turismo/regiao-serrana

http://www.festadapolenta.com.br/pe-cleto-caliman

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/especial-publicitario/condominio-espelho-dagua/noticia/2019/10/08/qualidade-de-vida-em-domingos-martins-e-atrativo-para-investir-em-condominio-de-luxo.ghtml

https://g1.globo.com/es/espirito-santo/agronegocios/noticia/socol-de-venda-nova-do-imigrante-no-es-e-reconhecido-como-unico-no-mercado.ghtml

https://www.gov.br/inpi/pt-br/assuntos/noticias/inpi-concede-indicacao-geografica-para-socol-do-espirito-santo

https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/mtur-divulga-dados-sobre-turismo-rural-e-revela-importancia-do-segmento-1

http://www.pedraazuldoarace.com.br/


Marina Paiva

É paulista de nascimento e juiz-forana de coração. Graduada em Ciências Humanas e turismóloga em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte da Imo Experiência Turística pesquisando e escrevendo sobre destinos incríveis.


Imo Experiência Turística

Criada por duas mulheres, Paola Frizero e Karine Verdugo, turismólogas, a Imo Experiência Turística é uma empresa com foco em roteiros personalizados desde 2020. Valorizamos a experiência de nossos clientes, por isso, fazemos de tudo para que o seu momento de viagem seja inesquecível.