A Magia do Natal Luz em Gramado

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 2, n. 16, 2021 – IMO Experiência Turística | A Magia do Natal Luz em Gramado


Gramado é uma cidade localizada no estado do Rio Grande do Sul, que tem origem na colonização de vários povos europeus, sendo que a herança da população Italiana que ali chegou no século XIX se faz presente na cultura e nas marcas históricas da cidade até hoje.

As belezas naturais da paisagem local, com características serranas associadas à ambientação de vilarejo garantem a magia desse destino, quase como uma viagem no tempo e na história local, contando com as primeiras marcas da ocupação pelos imigrantes europeus no país. Seu clima ameno no verão e a ocorrência de neve no inverno garantem o encanto de Gramado, que no mês de dezembro cria um ambiente de magia com a realização do Natal Luz, ideal para toda a família.

A lenda do bom velhinho retrata um senhor de vestes vermelhas e longas barbas brancas que atravessa os céus na véspera de natal para deixar presentes embaixo das árvores para as crianças, tudo isso com ajuda dos seus elfos e suas renas. Na história, Papai Noel e seus ajudantes vivem juntos, em um lugar de encanto, harmonia e magia que o ambiente de Gramado é capaz de proporcionar, realizando o desejo de crianças e transportando os adultos de volta à essa época mágica e inocente da vida, em que todos os sonhos e desejos eram possíveis.

A decoração da cidade transporta o seu visitante ao imaginário natalino, com pinheiros enfeitados, bonecos de neve, renas e soldadinhos quebra-nozes que enfeitam a cidade. Além de três espetáculos pagos, o visitante também pode conferir MUITOS eventos gratuitos que ocorrem na cidade, como desfiles, o tour de natal e o show de acendimento das luzes natalinas na cidade, que fazem jus ao nome “Natal Luz” e a fama de natal mais iluminado do Brasil.

Todo esse ambiente se torna mais encantador quando a característica marcante do verão no hemisfério sul nessa época do ano garante a exuberância do desabrochar das hortênsias, que ocorre em novembro e que são também marca registrada da cidade.

O Show de Abertura Oficial do Natal Luz acontece no dia 28 de outubro, contando com programações diárias que se estendem até o dia 30 de janeiro, tendo como premissa o fortalecimento do amor e da fé, essenciais no momento em que vivemos. 

Além disso, o visitante pode conferir também passeios pela cidade que recontam a história e cultura do local. Sua gastronomia característica com uvas e vinhos e a produção artesanal de queijos, salames, dentre outros produtos feitos pelas mãos e com cuidado por produtores da própria comunidade retratam características herdadas da imigração Italiana na cidade, que no início desenvolviam a economia de subsistência e posteriormente começaram a comercializar dentro e fora do povoado os produtos excedentes. 

Os visitantes podem ter contato direto com o modo de vida e costumes da população local e degustar dos produtos artesanais, garantindo uma experiência de proximidade e de conhecimento não só das tradições culturais herdadas, mas também dessa mistura com o gauchismo.

Uma indicação é o passeio Linha Bella, que ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras de todos os meses e é um dos mais famosos de Gramado, em que o visitante pode viver, ainda, a experiência do Almoço Linha Bella, numa cantina de inspiração italiana que conta com pratos típicos através de receitas e sabores que buscam despertar a sensação de aconchego e de almoço familiar. Além disso, também pode ser adquirida a “Noite Italiana”, com serviço de buffet tradicional italiano, composto por sopas, massas, lasanhas, queijos, etc. e deliciosas sobremesas.

Todos esses aspectos marcantes e o seu charme fazem de Gramado o destino mais popular do Rio Grande do Sul e posicionou a Serra Gaúcha entre os três mais procurados do Brasil, segundo o Site Oficial do Turismo em Gramado.


Referências bibliográficas:

CASAGRANDE, Gilnei Ricardo. Um cheiro do vinho: presença italiana em Gramado. 2006. 204 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

CONHEÇA O PASSEIO LINHA BELLA. Linha Bella. Disponível em: <https://linhabella.com.br/linhabella> Acesso em: 22 de out. de 2021

GRAMADO Fórum: epoca da floração das hortencias (sic). Tripadvisor. 24 de mai. de 2014. Disponível em: <https://www.tripadvisor.com.br/ShowTopic-g303536-i6879-k7482179-Epoca_da_floracao_das_hortencias-Gramado_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html&gt;. Acesso em: 22 de out. de 2021

GRAMADO INESQUECÍVEL. Gramado Inesquecível: Site Oficial do Turismo em Gramado. Histórico. Disponível em: <https://www.gramadoinesquecivel.tur.br/historico&gt;. Acesso em: 22 de out. de 2021

NATAL LUZ. Natal Luz Gramado, 2021. Página inicial. Disponível em: <http://www.natalluzdegramado.com.br/&gt;. Acesso em: 22 de out. de 2021


Marina Paiva

É paulista de nascimento e juiz-forana de coração. Graduada em Ciências Humanas e turismóloga em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte da Imo Experiência Turística pesquisando e escrevendo sobre destinos incríveis.


Imo Experiência Turística

Criada por duas mulheres, Paola Frizero e Karine Verdugo, turismólogas, a Imo Experiência Turística é uma empresa com foco em roteiros personalizados desde 2020. Valorizamos a experiência de nossos clientes, por isso, fazemos de tudo para que o seu momento de viagem seja inesquecível.