Nas cores da bandeira da Itália a saborosa Pizza Margherita!

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 1, n. 6, 2020 – Ana Carolina Moreira | Nas cores da bandeira da Itália a saborosa Pizza Margherita!


Quem nunca saboreou uma bela Pizza Margherita? Já passou em algum momento pela sua cabeça, quem foi a mente brilhante a elaborar um dos pratos mais desejados e consumidos do mundo? E afinal, quem inventou a tal da pizza? Se buscarmos a verdadeira procedência da pizza verá muitas e muitas histórias, conflitos de países, para quem realmente deu origem à pizza. É difícil saber o ocorrido, pela falta de fatos que comprovam verdadeiramente. Alguns estudos dizem o primeiro consumo de pizza, era de um pão achatado temperado com ervas aromáticas, no antigo Egito.

Não estamos aqui para contar quem inventou a pizza, mas sim para contar a possível história da receita original da pizza “Margherita”, as informações dizem que foi inventada na cidade de Nápoles, considerada o berço da Pizza, localizada no sul da Itália, sendo criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito em 1889 para festejar a ida da Rainha Margherita de Savoia e seu marido, o rei Humberto I, à cidade.

Há relatos que a Rainha queria fugir da “monotonia da cozinha francesa”, e quis experimentar a pizza, assim, mandou um mensageiro real convidar à corte o pizzaiolo Raffaelle. O curioso dessa história é que os ingredientes utilizados foram mozzarella de búfala (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), cujas cores faziam a referencia a cor da bandeira Italiana, tendo por base os motivos patrióticos, teria sido feita de improviso e denominada com o nome da rainha.

Existe vários contestamentos, alguns acadêmicos alegam ser uma lenda, justificando que a combinação patriótica de ingredientes não era de forma uma novidade, em 1853, Emanuele Rocco publicou uma vinheta de ensaio, descrevendo uma pizza coberta com “basilico, mozzarella e pomodoro, nas cores da bandeira”. Verdade ou não, o que sabem é que a receita se tornou um grande sucesso, sendo uma referência no mundo e no Brasil é o sabor que não pode faltar nas grandes pizzarias.


Fonte:

BONA, F. (2010). A Pizza: Delícia de Súditos e Reis entre a Oralidade e a Literatura. Revista De Italianística, (19-20), 140-154.
https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i19-20p140-154

HISTÓRIA da Pizza. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/pizza/

Ana Carolina Moreira

Nutricionista, atuando em segurança alimentar. Formação em Tecnólogo em Leite e derivados pelo instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Graduação em Nutrição pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pela instituição SENAC, e Cursando Especialização em Engenharia de Alimentos pela instituição Unyleya 


Deixe um comentário