Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 1, n. 4, 2020 – Departamento de Cultura | ENTREVISTA: Leandro Dias, integrante do Time de Bocha Casa D’Italia JF
1 Como nasceu a iniciativa para o time de Bocha Casa D’Italia Juiz de Fora?
O nosso grupo atual resgatou a equipe de bocha da Casa D’Italia JF. A base atual do time era do Tupynambas F.C. de Juiz de Fora até 2009, quando a diretoria do clube naquela ocasião encerrou as atividades da modalidade. Depois, alguns jogadores foram para outros clubes e outros ficaram sem atuar. Em janeiro de 2017 este grupo reuniu e formou a equipe da Casa D’Italia numa parceria com a instituição. A Casa D’Italia foi pioneira da bocha em Juiz de Fora nos anos de 1940 e disputou competição até a década de 1990. Chegamos ao consenso que era fundamental resgatar esta tradição do esporte local.
2 Qual a sensação de pertencer a um esporte tão tradicional na Itália e principalmente, tão jogado pelos italianos que passaram pela Casa D’Italia Juiz de Fora?
É um enorme prazer. Nossa equipe é formada por jogadores que amam a bocha. Todos já chegaram a viajar mais de mil kilometros para disputar uma competição em determinada parte do país. Sabemos que nosso esporte é muito difundido na Itália. É um dos esportes mais praticados em terras italianas. Levar o nome da Casa D’Italia para outras cidades e estados é um privilégio, além de manter viva a história daqueles que tanto fizeram por este esporte na instituição.
3 Você poderia contar um pouco para nós sobre a participação do Time Bocha Casa D’Italia nos campeonatos?
Estamos filiados na Liga Mineira de Bocha, que tem sua sede em Belo Horizonte e representa os clubes do estado. Disputamos campeonatos estaduais na capital mineira e em São João Del Rei. Estamos empenhados na reforma do nosso ginásio e quando concluir vamos poder jogar em nossas dependências. Pretendemos realizar uma competição própria para homenagear a imigração italiana. Disputamos também a Copa São Paulo, em São Bernardo do Campo, sendo uma das principais competições da modalidade no país. Em 2017, disputamos a Taça Brasil de Clubes, em Nova Prata, Rio Grande do Sul, a convite da Confederação Brasileira por resgatar este esporte em uma instituição pioneira da modalidade em nossa cidade. Os campeonatos da Liga Mineira são: Mineiro de Equipes, Mineiro de Trios, Mineiro de Duplas, Mineiro Individual, Mineiro de Duplas Mistas. E ainda tem a Taça Inconfidência Mineira , competição tradicional no mês de Abril em São João Del Rei.
4 Sabemos que a Bocha é um esporte muito importante em países como a Itália e vem crescendo cada dia mais no Brasil, sendo um esporte muito relacionado à cultura e tradição dos imigrantes italianos que vieram para o país. Gostaríamos de saber como vocês conciliam a tradição deste esporte com a busca por um público mais jovem e quais as estratégias para atrair este público?
Para manter a tradição e atrair público jovem, quando finalizarmos a reforma no ginásio temos projeto para criação de escolinha de bocha e consolidar parcerias com escolas e faculdades. Divulgamos bastante nossas atividades na imprensa esportiva da cidade, que sempre é solícita conosco. Isto ajuda muito divulgar nosso esporte e a equipe. Outro fator que contribui é nossa divulgação nas redes sociais. Mantemos ativas nossas redes divulgando notícias diversas relacionadas à equipe e sabemos que as mídias sociais têm muito alcance entre os jovens. Mas o diferencial será quando o ginásio estiver disponível para jogos, treinos e atividades, pois assim vamos proporcionar eventos presenciais com este público mais jovem e contribuir assim para difundir a bocha em nossa cidade e na instituição.
5 Quais são os próximos passos do Time Bocha Casa D’Italia JF?
A primeira meta e a mais importante é reformar o ginásio que ficou inativo para competições a mais de vinte anos. Agradecemos muito nossos parceiros, patrocinadores e amigos que nos ajudaram chegar a uma etapa importante na reforma. Mas ainda falta uma boa parte para concluir tudo. Estamos em busca de parceiros para terminar e ficar em condições de realizar jogos, treinos, atividades em parceria com outras instituições e associações, além de eventos relacionado ao nosso esporte. Pretendemos atrair mais jogadores na equipe, atrair mais parceiros e patrocinadores para alcançar resultados mais expressivos e elevar uma gestão esportiva na equipe.

Leandro Dias
Jornalista e Atleta do Time de Bocha Casa D’Italia JF.
Meus parabéns Leandro pelo sucesso com a bocha da casa ditalia e que vcs consiga um belo canja para o campeonato de bocha em 2021 já que estamos em plena epedemiia .abr e pode sempre quanta com a liga de malha de juiz de fora estamos junto .