REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 03, nº26, 2022

Ano 03, nº26, 2022 – Edição Coletivo Maria Maria – ISSN: 2764-0841

Editorial

“Nunca se esqueça de que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” Impossível não abrir esta edição com a clássica Simone de Beauvoir, que já nos anos de 1940 pensava, escrevia e discutia sobre o papel da mulher na sociedade, com problemáticas que ainda nos dias de hoje estamos a discutir.

O 26ª volume da Revista Casa D’Italia foi idealizado e organizado pelo coordenador geral, Rafael Moreira, em uma parceria colaborativa com o Coletivo Maria Maria. Contando com a ilustração que traz em sua capa, assinada por Amélia do Carmo, e as ilustrações de cada texto assinadas pela artista Júlia Fregadolli, a edição vem discutir temas a respeito das arestas sociais e seus movimentos de poder, baseados em um patriarcado estrutural em que a história das mulheres vem sendo contada por séculos através dos olhares dos homens.

O Coletivo Maria Maria teve início em 2006, sendo formado por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora, unidas pelo mesmo objetivo: a necessidade de criação de um espaço de organização, discussão e atuação feminista no campus. Em 2007, passou a fazer parte do núcleo da Marcha Mundial de Mulheres em Juiz de Fora e se expandiu pela cidade, através do desenvolvimento de atividades na luta feminista, socialista, antirracista, anti-homofóbica e antissistêmica. 

Como diz a socióloga Patrícia Hill Colins, “Desafiar estruturas de poder a partir do seu interior, trabalhando as rachaduras do sistema requer, no entanto, aprender a falar várias línguas de poder de forma convincente”. E nós trazemos à Revista Casa D’Italia mais uma maneira de trabalhar as rachaduras da sociedade na qual vivemos e queremos transformar, até que TODAS SEJAMOS LIVRES

Dessa forma, convidamos você a se juntar a nós para refletir sobre as questões do papel da mulher na sociedade e no contexto em que estamos inseridas, refletindo sobre problemáticas como maternidade, violência em muitos ângulos, pressão estética e outros pontos. 

A Revista Casa D’Italia é uma realização da Duplo Estúdio de Criação, em parceria com a Casa D’Italia de Juiz de Fora. Essa iniciativa tem o apoio das empresas e associações Imo Experiência Turística, Curso de Língua e Cultura Italiana, Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato, Lectio Soluções Linguísticas e do Estúdio de Arte Ponto Três. Contamos ainda com o apoio de Arlene Xavier Santos Costa, Karolina dos Santos, Louise Torga, Paulo José Monteiro de Barros, Vinícius Sartini, Ana Lewer, Thaiana Fernandes, Rafael Souza, Rafael Moreira e Paola Frizero, que, através da plataforma Apoia-se, nos incentivam mês a mês a continuar investindo na cultura e a trazer discussões a respeito da nossa sociedade.

Desejamos a todas e a todos uma excelente leitura! 

Paola Maria Frizero Schaeffer (Editora Chefe)

Arte e feminismo
Letícia Renaut
Maternidade plural, novos arranjos e suas diversidades
Deborah Lisboa e Anna Flora Coimbra

Autores:
Luanda Santos
Glaucy Herdy
Gabriela de Souza
Michelle Leal
Letícia Renaut
Deborah Lisboa e Anna Flora Coimbra
Márcia C. Valle
Laura Conceição

Arte da capa:
Amélia do Carmo

Revisoras:
Táscia Souza
Ana Lúcia Jensen
Luana Sofiati

Ilustrações:
Julia Lacerda Fregadolli

Projeto Gráfico:
Rafael Moreira Teixeira

Coordenação Geral:
Rafael Moreira Teixeira

Edição:
Rafael Moreira Teixeira
Paola Maria Frizero Schaeffer

Diagramação:
Thaiana Fernandes Pinto Gomes

Periodicidade:
Mensal

ISSN:
2764-0841