REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 02, nº11, 2021

Ano 02, nº11, 2021 – Revista Casa d’italia: Em comemoração aos 171 anos da cidade de Juiz de Fora

Editorial

No princípio, era um rio. Depois, sob a bênção de Santo Antônio, vieram um arraial, um vilarejo, uma fazenda onde se hospedava um magistrado de outras bandas, um imenso caminho novo pela frente, a se desmatar e percorrer. Cento e setenta e um anos de caminho e ainda com tanta vastidão por caminhar.

Ao longo do percurso, esta terra já foi Manchester, tornou-se Atenas, abriu-se como um sorriso num verso de Bandeira — o primeiro de Minas Gerais. E, neste mês em que celebramos o 171° aniversário da data em que a Vila de Santo Antônio do Paraibuna deixou os desígnios de Barbacena e foi elevada à condição de município, a Revista Casa D’Italia não pode deixar de sorrir junto desta Juiz de Fora que é tão dentro: do Brasil, da história, de cada um de nós. 

Dar conta de tantos anos e de tanta estrada de uma só vez é tarefa impossível e nunca foi nossa pretensão. No entanto, os autores Antônio Gasparetto Júnior, Eridan Leão, Francisco Franco, José Luiz Ribeiro, Lucínia Scanapieco, Rita Couto, Zezinho Mancini e o grupo ‘A Ponte’, assim como a artista Letícia Bedendo, responsável pela ilustração de capa, ajudam-nos, neste 11° número da Revista Casa D’Italia, a traçar pequenos passos, a descortinar pequenos vislumbres, a contar pequenos fragmentos de uma narrativa que ainda não cessou de se escrever.

Felizes 171 anos, Juiz de Fora! E felizes os que aqui lutam, coletivamente, pela valorização de sua herança e de sua cultura, todos os dias.

%d blogueiros gostam disto: