REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 02, nº18, 2021

Ano 02, nº18, 2021 – ISSN: 2764-0841

Editorial

Dezembro chegou com a nossa 18ª edição da Revista Casa D’Italia. Sim, a última edição de 2021! Não negamos que foi um ano de trabalho intenso, mas também muito prazeroso. Já estamos ansiosos para o lançamento das edições de 2022.

Este é o segundo ano da Revista Casa D’Italia. E como ela mudou desde sua primeira edição! Mudou para melhor: cresceu, multiplicou seus projetos e alcançou mais leitores, ouvintes e espectadores. Em clima de retrospectiva 2021, um dos pontos que podemos destacar é que a Revista Casa D’Italia agora conta com mais textos por edição. Se no princípio eram três textos, hoje as edições contam com pelo menos dez textos. Além disso, desde março, as capas da Revista são produzidas por artistas colaboradores. Isso tem sido o diferencial da Revista Casa D’Italia, pois, além de termos capas únicas, construímos mais um espaço de exposição de artistas locais, fazendo com que, a cada mês, quem nos lê encontre textos dos mais variados assuntos, entrevistas e também uma arte exclusiva.

Em 2021, alguns projetos surgiram a partir da Revista Casa D’Italia. No YouTube, você encontra, no canal casaditaliajuizdefora, as lives Diálogos e Narrativas, para as quais, mês a mês, trazemos convidados para debater e trocar conhecimentos sobre os mais variados campos culturais. Já no Spotify você encontra o Pod’Casa, patrocinado pela Giotti Barista e Cafés (@giotticafes), no qual mensalmente batemos papos com artistas, escritores, pesquisadores e músicos a respeito de projetos recém-desenvolvidos. Enfim, a Revista está estendendo seus braços e colhendo ótimos frutos!

O corpo editorial da Revista Casa D’Italia também cresceu ao longo deste ano. Atualmente é formado pelo coordenador-geral, Rafael Moreira; pelo editor Rafael Bertante; pelas editoras assistentes Paola Frizero e Ana Carolina Lewer; pela gerente de imagem e diagramadora Thaiana Fernandes; pelas revisoras Táscia Souza e Izabella Maddaleno, e pelo nosso assistente Túlio Gazzola, além de projeto gráfico desenvolvido pela Duplo Estúdio de Criação (@duploec). O Departamento de Cultura da Casa D’Italia, organizador da publicação, conta ainda com a estagiária Laura Coury.

A Revista Casa D’Italia chega a dezembro com capa produzida pela artista Anna Paula Sales. Temos um texto da Imo Experiência Turística (@imoexperienciaturistica), que retratou a celebração da cultura italiana em Venda Nova. O Hugo Renault, fotógrafo, redator, apresentador do MotoramaCast e do MotoramaVlog (@canalmotorama) nos escreveu contando a experiência de falar sobre motociclismo. Trazemos também uma crônica de Daniel Giotti e textos de Letícia Bedendo, Jonas Pacheco, Mariana Pena, Sandra Nicoli, Geara Franco, Virna Braga, Washington Londres, Valéria Galvão e do Departamento de Acervo Técnico e Ações Culturais do Museu Mariano Procópio. A cada um, nosso agradecimento por fechar nosso ano já abrindo os caminhos para o que chega. Que 2022 venha para ampliar cada vez mais o debate cultural plural, democrático e acessível — pluralidade, democracia e acessibilidade tão imprescindíveis neste tempo e em todos os tempos — que nos propusemos desde o início desta travessia.

Agradecemos também a você, que nos acompanha, que nos ajuda a fazer esse projeto acontecer! Siga a gente nas nossas mídias sociais (Facebook | Instagram) e conheça todas as nossas atividades!

Conheça Venda Nova do Imigrante – ES
IMO Experiência Turística
A vida é doce?
Daniel Giotti
As Africanidades e suas representações no acervo do Museu Mariano Procópio
Aloysio de Paula Gerheim | Eduardo de Paula Machado | Priscila da Costa Pinheiro | Priscila da Costa Pinheiro | Sérgio Augusto Vicente

Desisto para viver
Geara Franco

Entrevista: Canal Motorama
Departamento de Cultura