REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 02, nº16, 2021

Ano 02, nº16, 2021 – ISSN: 2764-0841

Editorial

Esta é a 16ª edição da Revista Casa d’Italia. Neste mês de outubro, trabalhamos com a temática livre, por isso você encontrará, em sua leitura, uma diversidade de temas, mas é claro, que todos abordarão os aspectos culturais! A capa desse mês ficou aos cuidados da artista Gabriela Alves, então, acesse o Instagram @tenta.ver para conhecer mais sobre os trabalhos dela, vale a pena! No que diz respeito aos textos, a IMO Experiência Turística escreveu sobre a cidade de Gramado e nos lembrou que a abertura oficial do “Natal Luz” acontece no dia 28 de outubro, sim, já estamos falando de Natal, o ano acabou! O cronista Daniel Giotti, nesse mês, propôs uma surpresa, nos enviou uma crônica escrita pelo seu pai, Célio Faria, sem que ele soubesse. A ideia é prestar uma bela homenagem ao sr. Célio. Em razão disso, estamos aguardando leitores emocionados, nesta edição! 

A questão de gênero, tema presente, nessa revista, foi discorrida pela autora Mariana Nicolau, que discutiu acerca das mulheres e do sistema prisional, e também pela autora Laura Junqueira, no qual destacou o esquecimento de algumas mulheres escritoras. O cinema italiano foi explicitado, a partir da percepção de Conrado Braga, que escreveu acerca do filme “La Notte di San Lorenzo”. O Professor Diogo Tomas nos apresentou o projeto chamado “Periferia em Roda”, no qual debate, através do Rap, as desigualdades sociais, o racismo, a exclusão social e as intolerâncias. E contamos ainda, com a colaboração do Coletivo Salve o Mariano, nos explicando, no que concerne esse movimento, que pede a democratização e a abertura do Museu Mariano Procópio, conheçam mais sobre o coletivo em @salveomariano.

No mês de outubro, comemoramos o dia das crianças, todavia a Mara Bomtempo e o Revelino Mattos nos mostram que a arte da palhaçaria é para todas e para todos! A Mariza Fernandes irá nos contar a respeito da lenda italiana da Befana, uma bruxinha, que no dia, seis de janeiro, distribui doces e presentes para as crianças. Por fim, conversamos com a professora de teatro, escritora e pedagoga, Juliana James, que relatou sobre sua carreira e sobre seus livros, lançados para o público infantil.

É isso, confira a Revista Casa d’Italia. Acessem nosso Facebook e Instagram.

A Magia do Natal Luz em Gramado
IMO Experiência Turística
Mulheres e sistema penal
Mariana Nicolau Oliveira

%d blogueiros gostam disto: