REVISTA CASA D’ITALIA – Ano 02, nº15, 2021

Ano 02, nº15, 2021 – Edição Dante Alighieri – ISSN: 2764-0841

Editorial

O mês de setembro de 2021 trouxe consigo a marca dos 700 anos da morte de Dante Alighieri. Nascido no ano de 1265, em Florença, Dante se destacou como escritor, poeta e político. Logo aos seus 35 anos de idade, foi exilado de sua terra natal e passou a residir em lugares diversos. Foi a partir desse momento que também começou a escrever a grande obra de sua vida, “A divina comédia”. Nela, encontramos uma síntese da cultura antiga e medieval, ao mesmo tempo que ela se faz como uma grande obra moderna. Dito de uma maneira breve e literal, “A divina comédia” conta sobre uma viagem através dos três reinos do Além — Inferno, Purgatório e Paraíso — concedida ao poeta como uma graça e um apelo à sua salvação.

Para homenagear essa importante figura, cujo nome e cuja obra rompem o passar dos séculos, a Revista Casa D’Italia traz em sua capa o trabalho do artista visual valenciano Wesley Monteiro. E, também, os textos dos autores Daniel Giotti, Gustavo Burla, Izabella Maddaleno e João Brancato. Além disso, o assunto cultural se estende com um soneto enviado por Gregorio Duvivier, um texto sobre experiências turísticas da IMO, com os textos dos autores: Mario Gaio, Diogo Tomaz, Raphael Uba de Faria e das Calabrisellas Fernanda e Mell. Também temos uma entrevista com a artista Letícia Bedendo. Acessem, leiam e compartilhem todos os conteúdos!

Para finalizar, temos o prazer de anunciar que a Revista Casa D’Italia, agora tem seu ISSN (International Standard Serial Number). Para nós, Rafael Moreira, Paola Frizero , Thaiana Fernandes, Rafael Bertante, Ana Lewer e Táscia Souza, que mensalmente, desde maio de 2020, nos dedicamos para ver esse sonho acontecer, esta é uma conquista importantíssima! É o registro internacional desse projeto que tanto nos orgulha. Agora, com o ISSN, contamos com o respaldo institucional, possibilitando, dessa forma, que os autores que publicaram/publicarem na Revista Casa D’Italia possam ter seus textos adicionado ao Lattes.

Nosso imenso agradecimento a todos que confiam em nosso trabalho frente à Revista Casa D’Italia, aos autores, colaboradores, apoiadores e ao público que acessa nossas edições todos os meses. A todas e a todos um muito obrigado!

Soneto distraído
Gregório Duvivier
Florença, a cidade de Dante Alighieri
IMO Experiência Turística
ENTREVISTA COM Letícia bedendo
Departamento de Cultura
%d blogueiros gostam disto: