Cultura Italiana

A Associação de Cultura Ítalo-brasileira, ou simplesmente Cultura Italiana, é uma associação que visa principalmente o estudo da língua italiana voltada a alunos adolescentes e adultos e a todos aqueles que amam o nosso “Belpaese”.

Atuando desde 1951 na Casa d”Italia de Juiz de Fora, une tradição pelo fato de transmitir confiabilidade e competência,  e modernidade porque acompanha e se adapta às transformações que o mundo atual nos impõe.

A metodologia usada é completamente atualizada e alinhada com as tendências de ensino atuais para o ensino da língua para estrangeiros  e cobre todos os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência. O aluno é o protagonista e todo esforço é voltado para que ele construa o seu conhecimento, que a partir do primeiro dia de aula começa a falar e a ter contato com tudo de belo que a Itália oferece.

São oferecidos cursos básicos, intermediários e avançados, com duração de dois anos e meio a 3 anos. O curso de conversação é denominado curso “Suplementare”, sem duração limitada  e  proporcionando ao aluno a oportunidade de manter sempre contato com a língua. Além o Curso para Viagem, de brevíssima duração, no qual a pessoa que mesmo não tendo tido contato com o italiano, aprende o básico para se comunicar e entender durante a viagem.

 Três viagens à Itália também já foram realizadas com alunos e amigos, acompanhadas pela professora: a primeira em  Setembro de 2009 “Roma e norte da Itália”; a segunda, em maio de 2013 “Sicilia e Sul da Italia”; e a terceira em outubro de 2018 “Paris e Itália”. Esporadicamente são realizadas viagens à Festa da Achiropita em São Paulo, Shows como dos três tenores “Il Volo” no Rio de Janeiro e outros.

Em 2012, a associação foi homenageada recebendo a Comenda Henrique Halfeld, principal honraria da cidade concedido a pessoas e a instituições de atuação destacada para a projeção e valorização do município.

A partir de março de 2020, devido à atual situação do país e do mundo, em função do Covid19, as aulas continuam sendo ministradas online, mantendo os mesmos dias e horários (2 horas e 30semanais) das aulas presenciais.

%d blogueiros gostam disto: