Bologna, Bologna

Bologna, Bologna é um conjunto de fotografias compostas por olhares afetuosos. Pretende apresentar uma pluralidade de sensações através do alternar de escalas, enquadramentos, pontos focais… e também estações. Quer instigar o seu pensamento, suas emoções e o seu corpo a sentir, verdadeiramente, a cidade italiana conhecida como La Dotta, La Grassa, La Rossa.

La Dotta, a erudita, porque Bologna é em um só lugar universidade e cidade. Ruas e pórticos são corredores, edifícios, praças e parques são salas de aula, bibliotecas e locais de estudo e pesquisa estão por ali… em todo lugar, assim como o conhecimento, a crítica, a ciência e o incessante pensar.

La Grassa, a gorda, porque alimentar-se em Bologna é, para além de algo intrínseco à vida, um ato de amor próprio, de sociabilidade e, sobretudo, de respeito às raízes gastronômicas da Emiglia Romagna. Em essência cosmopolita, quem resiste a um aperitivo & spritz sabato sera?

La Rossa, a vermelha, porque o que está ali edificado é um conjunto que possui identidade e memória, que possui quase um querer próprio. É como se falasse por meio de estruturas, curvas, texturas e tons avermelhados, expressando vontade política e consciência histórica sem igual.

Bologna, Bologna é um lugar honra para quem lá está e de saudade para alguém alem-mar.






(É expressamente proibida a reprodução parcial ou integral de qualquer uma das imagens) 


Jéssica Rossone

Nascida no interior do Rio de Janeiro, estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora, ao mesmo tempo em que esteve na Casa D’Italia aprendendo o idioma que a impulsionaria pelas ruas de Bologna, Italia, por quatro estações. A Fotografia é uma de suas principais formas de expressão, juntamente com a escrita, mas também uma forma de afeto e paixão. Está porvir a sua tese de doutorado, que germinará do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta, por sua vez, provavelmente estará composta por fotografias, com afeto, para além da escrita acadêmica.