
Após mais de vinte anos ausente em competições oficiais, a Casa D’Italia de Juiz de Fora resgatou sua tradição esportiva na cidade. A bocha da instituição retornou aos torneios oficiais no início de 2017. O primeiro campeonato disputado aconteceu no mês de Abril, a Taça Inconfidência Mineira, em São João Del Rei – MG, onde a equipe ficou em 5° lugar.
A Casa D’Italia foi a pioneira da bocha em Juiz de Fora, quando começou a ser praticada pelos imigrantes italianos nos anos de 1940. Porém, a agremiação deixou de disputar torneios oficiais nos anos de 1990. Os atletas e a direção da instituição consolidaram a parceria, para então resgatar esta tradição esportiva e cultural na cidade.
Ainda no ano de 2017, a Bocha Casa D’Italia JF – conforme é denominada a equipe – disputou o Campeonato Mineiro Individual, o Estadual de Duplas e também o de Trios. Porém, a principal competição que a equipe disputou no respectivo ano foi a Taça Brasil de Clubes, realizada na cidade de Nova Prata, Rio Grande do Sul. O convite foi feito pela Confederação Brasileira de Bocha pelo reconhecimento da entidade com o grupo de atletas da equipe em ter resgatado a bocha na instituição juiz-forana.
Em 2018, segundo ano de formação da equipe, o time conquistou a Copa Evaristo Silva Filho, realizada em Juiz de Fora. No final do respectivo ano, uma conquista a nível nacional colocou a Bocha Casa D’Italia JF no cenário da modalidade em todo o Brasil. O atleta catarinense Valdecir Garcia disputou o Bolim de Ouro Brasil, em São Paulo, representando a Casa D’Italia e se sagrou campeão da competição, sendo esta, uma das principais deste esporte no país.
Já no ano de 2019, a bocha da Casa D’Italia eleva o nível técnico e melhora seus resultados nas competições estaduais. No início do referido ano, a equipe se sagra campeã do Campeonato Mineiro de Duplas Mistas. O time ainda foi vice-campeão do Mineiro de Duplas – com outra dupla terminando na terceira colocação – e vice-campeão do Mineiro de Trios.
Para 2020, o intuito era manter os bons resultados e até elevar a colocação, mesmo com as canchas (quadras) da Casa D’Italia ainda não ter condições de jogos e treinos. Também estava nos planos participar com pelo menos três atletas na Copa São Paulo de Trios. Porém, por conta da pandemia, a Federação Paulista de Bocha não realizou este evento no ano e também acabou não sendo adequado para a Liga Mineira de Bocha realizar nenhuma competição. Antes da pandemia, o atleta Everaldo Medeiros disputou o GP Brasil Individual, em fevereiro de 2020, em Garibaldi – RS. Em dezembro do mesmo ano, como o estado de São Paulo estava na onda amarela, foi realizado o tradicional Bolim de Ouro Brasil Individual, seguindo os protocolos recomendados, com a presença de dois atletas da equipe na competição, Everaldo
Medeiros e Francisco Farinelli (Chico).
O ano de 2021 iniciou sem disputas em Minas Gerais por conta da pandemia. Somente em setembro a Liga Mineira de Bocha realizou o Campeonato Mineiro de Duplas, em São João Del Rei, com a Bocha Casa D’Italia JF terminando vice-campeã com os atletas Everaldo Medeiros e Paulo Castro. No mês de outubro, foi realizado o Campeonato Mineiro de Trios, em Belo Horizonte. Na ocasião, a equipe também foi vice-campeã com os atletas Leandro Dias, Wellington Souza (Letinho) e Marcelo Faria. Neste torneio, a agremiação foi representada por três trios no total, sendo que ambos se classificaram para a segunda fase.
Porém, o resultado mais favorável de 2021 aconteceu no mês de novembro, justamente na principal competição no calendário anual da Liga Mineira de Bocha. A equipe da Casa D’Italia se sagrou campeã do Campeonato Mineiro de Equipes, realizado na cidade de São João Del Rei. O título credenciou a equipe a representar o estado de Minas Gerais na Taça Brasil de Clubes de 2022. Em dezembro de 2021, a Bocha Casa D’Italia JF esteve novamente representada no Bolim de Ouro Brasil, com a presença dos atletas Everaldo Medeiros, Francis
Cipriani, Marcelo Faria e Wellington Souza (Letinho). O evento foi sediado na cidade de São Bernardo do Campo/SP, com a participação, ao todo, de 109 atletas de várias partes do país.
O ano de 2022 começou muito bem para a Bocha Casa D’Italia JF. A equipe se sagrou campeã dos torneios não-oficiais: Domingos Sávio Cipriani, Reinauguração do Bola Show e Regional de Duplas. No mês de março, o time representou o estado de Minas Gerais na Taça Brasil de Clubes, sediada em São Bernardo do Campo. Mesmo não avançando para a segunda fase, a participação dos atletas na competição nacional foi considerada positiva. Em maio, o atleta da Casa D’Italia, Francis Cipriani, conquistou o título do Campeonato Mineiro Individual, disputado em São João Del Rei. No mês seguinte, o atleta da equipe, Everaldo Medeiros, disputou o GP Brasil da modalidade, sendo que o evento foi realizado em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Ainda este ano, o time disputará o Campeonato Mineiro de Trios, o de Equipes e possivelmente jogadores da equipe disputarão o Bolim de Ouro Brasil.
Características da formação da equipe
A base do time é formada por ex-atletas do Tupynambás F. C. e alguns do Bola Show. Como o ginásio de bocha da instituição está em reforma, por conta da reestruturação do espaço e adaptação do piso para a disputa de jogos na Regra Mundial, o grupo vem treinando desde a formação da equipe no J. F. Bola Show, no bairro de Santa Luzia, espaço cedido para treinos pelo presidente do clube, Wilson Ribeiro (Tuquinha).



Ao todo, onze atletas formam a equipe, são eles: Adilson Júnior (Juninho), Christian Cipriani, Edimar Vaccarini, Eduardo Vaccarini, Everaldo Medeiros, Francis Cipriani, Francisco Farinelli (Chico), José Eugênio, Leandro Dias, Marcelo Faria e Wellington Souza (Letinho). Em anos anteriores, alguns jogadores já conquistaram outros títulos estaduais e disputaram competições nacionais expressivas atuando por outras agremiações.
Grupo funda associação para gerenciar a bocha na Casa D’Italia
Almejando pleitear recursos de parcerias e patrocínios para concluir a reforma do ginásio e desenvolver um trabalho esportivo no esporte da bocha com planejamento e gestão esportiva, o grupo de jogadores da equipe aprovou a ideia de organizar uma comissão e criar sua própria associação.
A associação é administrada pelo grupo de jogadores da equipe e conta com cargos de presidente e vice, secretários, tesoureiros, além do Conselho Fiscal. A ideia surgiu no inicio de 2017, quando formada a equipe, em reunião da presidência e diretores da Casa D’Italia JF com integrantes da bocha. Desta forma, o grupo de jogadores é responsável por gerenciar todo o departamento de bocha da instituição.
Planos para o futuro com planejamento esportivo
A equipe conta com planejamento esportivo para desempenhar com excelência resultados no futuro. Contudo, algumas parcerias foram consolidadas nesse período, sendo fundamental para cumprir boa parte da reforma do ginásio. Tão logo finalizada, o grupo de atletas almeja promover a bocha na cidade de Juiz de Fora, sediando jogos e campeonatos, treinos, escolinha deste esporte para crianças, parcerias com escolas, faculdades e instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A equipe tem como objetivo realizar demonstrações deste esporte para diversos públicos, tornando o local um centro esportivo específico da modalidade na região e incentivar a integração social.