A importância do evento cultural no resgate e manutenção das nossas raízes italianas

Quando resgato minhas memórias de infância, a primeira coisa que me vem à cabeça são as confraternizações em família. São lembranças da época em que podíamos nos reunir em volta da mesa, sem nos preocupar com o relógio.

Muitas das vezes era o momento em que conseguíamos aglomerar com grande parte da família e dos amigos, para celebrar alguma data especial. Era o tempo perfeito para matar a saudade das pessoas queridas, para brincar, cantar, dançar e também colocar os assuntos em dia.

Geralmente esses encontros eram acompanhados por uma deliciosa refeição, que era preparada seguindo à risca as antigas receitas da Nonna. Sinto o sabor só de lembrar! 

Sem perceber, a tradição de nossos antepassados italianos já estava ali, arraigada na família, sendo passada naturalmente de geração para geração, por meio da gastronomia, da música, da dança e de outros saberes.

Essas lembranças emocionais e afetivas me fazem compreender a importância do tempo de convivência e o quão fundamentais foram esses momentos para a formação da minha identidade, do meu senso de pertencimento à comunidade italiana e até na escolha da minha profissão.

Curiosamente, mesmo sem ter conhecido minha bisavó italiana, e depois de anos trabalhando com produção de eventos, descobri registros da minha Bisnonna, Carolina Pichler, natural de Udine, envolvida na organização de eventos beneficentes aqui no Brasil, para arrecadar fundos e ajudar uma escola. Fato que me encheu de orgulho e admiração e fez com que minha escolha profissional tivesse ainda mais significado.

Foto: Acervo pessoal

Como produtor de eventos, acredito que é através desses encontros que podemos celebrar a herança cultural deixada por quem chegou primeiro e fez questão de contribuir para o que somos hoje.

O evento cultural é, na essência, uma versão amplificada dos pequenos encontros e eventos que vivenciamos em nossas casas, ao longo de nossas vidas.

Através dele, acredito que é possível criar espaços perfeitos de convivência, de lazer, de entretenimento e cultura, promovendo a troca de experiências entre pessoas diferentes com interesses comuns, gerando, assim, uma imensa oportunidade de celebrar e perpetuar as tradições dos nossos antepassados italianos.

Muitas vezes, ao provar uma bela fatia de pizza margherita, um crocante cannoli siciliano ou um delicioso gelatto em um evento, nos conectamos diretamente com nossa essência, reativando a memória afetiva, resgatando as melhores lembranças e, assim, mantendo viva essa herança cultural.

O evento motiva o público, movimenta a economia e, ao mesmo tempo, alimenta esse sentimento de pertencimento, além de valorizar a história de nossos antepassados. Por isso, é de extrema importância que essas iniciativas aconteçam com frequência.

Se, por um lado, a pandemia impôs o confinamento e o distanciamento social, por outro, trouxe a constatação da importância desses eventos para nossa sociedade.

Acredito que, muito em breve, será possível resgatarmos essa atividade tão preciosa de reunião, de encontros, reencontros e de celebração, pois esta valoriza a vida, valoriza nossas raízes italianas.

Além do mais, poder celebrar isso é muito bonito!


Referencia bibliográfica:

https://artsandculture.google.com/exhibit/festa-do-imigrante%C2%A0-museu-da-imigracao/ZwIiZdEksns8IA?hl=pt-BR

NORA, Rodrigo. A importância e história dos eventos — Grécia — Atenas. Disponível em: XXXX [veio sem o link]. Acesso em: 27 out. 2010

MATIAS, Marlene. Organização de Eventos – procedimentos e técnicas. 2ed. SP, Manole, 2001

http://www.encontro2012.mg.anpuh.org/resources/anais/24/1340386975_ARQUIVO_SCALZER_A_configuracao_urbana.pdf

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=156590&pesq=carolina%20pickler&pasta=ano%20192&pagfis=2414

http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=156590&pesq=carolina%20pickler&pasta=ano%20192&pagfis=2414


Arthur Cabral Maselli

Bacharel em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pela FESJF. Atuando desde de 2006 como produtor de ações de marketing promocional e de eventos sociais e corporativos. Habilitado em gestão e planejamento de eventos pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). MBA em comunicação e marketing em mídias digitais em andamento.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: