Entrevista GALERIA ONLINE: Mariza Fernandes

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 2, n. 9, 2020 – Departamento de Cultura | Entrevista GALERIA ONLINE: Mariza Fernandes


Exposição virtual ESPELHO, ESPELHO MEU! UM MOMENTO DE REFLEXÃO

O fascínio pela relação entre água, luz, cor e movimento, fez com que a fotógrafa Mariza Fernandes olhasse o mundo por outros ângulos que da lente de sua câmera registra e faz sua homenagem à luz, a principal responsável pelas cores e principalmente pelos reflexos na natureza.


1 Conte para nós de onde veio a ideia de registar reflexos por vários lugares do mundo. Eles significam algo mais para você, além da beleza das formas?

Antes de tudo, fotografo tudo aquilo que me emociona. A fotografia na minha opinião, antes de ser uma simples captura de imagens, captura emoções. Apesar da ausência de pessoas nas fotos dessa exposição, tentei passar minhas emoções: alegria, tristeza, medo, solidão, através das cores luzes, sombras e cada um poderá senti-las de maneiras e intensidades diferentes.


2 Quando você viaja, você já vai com o objetivo de fotografar, ou isso acontece naturalmente? Conte para nós como acontece esse processo das suas expressões fotográficas?

Sim, não conseguiria fazer uma viagem sem a minha câmera. Não viajo com o objetivo de fotografar um tema específico, geralmente escolho minhas opções entre imagens de diversos assuntos. Confesso que durante esse período de pandemia o termo virtual me influenciou de uma certa maneira. Imagens virtuais, espelhadas, refletidas. Reflexos que podem levar a reflexões desse momento difícil pelo qual passamos. Porem meu objetivo foi mostrar  a beleza e o sentimento que as fotos me transmitem.


3 Esta já é a sua 3ª exposição, porém desta vez você traz a exposição de maneira virtual. Para você, qual a diferença e impactos pode haver na visibilidade de suas fotografias?

É muito prazeroso, nas duas versões, principalmente quando percebemos que a exposição está agradando ao público.
Na virtual a grande diferença é o alcance e a rapidez do resultado.


4 Devido ao momento de isolamento social em que vivemos, as atividades culturais online estão se fortalecendo e tendo uma procura maior do que em tempos normais, até mesmo como forma de distração e uma tentativa de se encontrar nestas atividades algo positivo que nos alivie um pouco das tristezas deste momento. Como você acredita que sua exposição pode tocar positivamente as pessoas e que mensagem suas fotografias podem transmitir neste momento?

Hoje com o distanciamento social,  e com os espaços físicos temporariamente fechados,   o virtual veio a tona. De certa forma é mais um desafio que estamos vencendo. Somente as fotos não bastam, são necessários vários detalhes como organização do espaço, facilitação da navegabilidade, textos que facilitem a compreensão do trabalho do artista. Tudo isso somado para proporcionar às pessoas, como nas exposições  físicas, a “passearem” e terem um pouco mais de acesso à cultura.


5 Agradecemos a atenção e pedimos que deixe um recado para os leitores da Revista Casa D’Italia.

Primeiramente parabenizo pelo excelente trabalho de toda equipe responsável pela revista por trazer artigos, entrevistas, exposições principalmente de artistas locais de várias áreas, sobre temas interessantes e importantes sempre ligados às Itália.
E como leitora só tenho a agradecer por tudo isso.


Mariza Fernandes

Possui Licenciatura em letras pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Professora e diretora de cursos na Cultura Italiana desde 1987. Presidente e dançarina do Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato desde a sua fundação em 2000.


Um comentário em “Entrevista GALERIA ONLINE: Mariza Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: