ENTREVISTA: Angelo Savastano

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 2, n. 7, 2020 – Departamento de Cultura | ENTREVISTA: Angelo Savastano


1 Com uma carreira consolidada na fotografia incluindo  a de ‘esporte motor’, cobrindo eventos por todo o Brasil, como é a experiência de fotografar um imóvel histórico como a Casa D’Italia de Juiz de Fora?

A satisfação foi muito grande. Primeiramente por fazer imagens originais e inéditas de um local fantástico com muita história. É uma  viagem pelo túnel do tempo.


2 O fato de ser ítalo-descendente influenciou na sua aproximação com a Casa D’Italia de Juiz de Fora?

Com certeza.  Na Casa D’Italia de Juiz de Fora sinto-me em casa. 


3 Qual sua memória mais remota da Casa D’Italia?

Por volta de 1986 quando visitei pela primeira vez a convite do Salvatore Caruso. E ao passar pelo teatro havia uma jovem cantando uma musica em italiano, aquilo me chamou à atenção. Poderia ficar o dia inteiro ouvindo, pois a musica me transportou para nossa querida Italia.


4 Como avalia as alternativas de promoção e valorização da cultura italiana no atual cenário da pandemia? (Ex.: Exposições, cursos, oficinas online)?

Extremamente validas, pois em época de pandemia, iniciativas culturais mesmo por meio digitais  são bastante interessantes.  


5 “DOMUS ITALICA Através dos tempos” desperta o olhar sobre os detalhes da Casa D’Italia em belíssimas fotos preto e branco, ressaltando a beleza da edificação. Podemos esperar uma nova exposição em cores para o futuro?

Com certeza. Fico à disposição de vocês, caros amigos. É sempre um prazer poder colaborar  e interagir com a Casa D’Italia de Juiz de Fora


6 Deixe seu recado para os leitores da Revista Casa D’Italia.

Caros leitores devemos prestigiar as manifestações culturais de nossa cidade/região.E nesse sentido a Casa D’Italia de Juiz de Fora tem se dedicado sobremaneira para divulgação da arte. Um abraço a todos e convido para que vocês acessem  o site www.casaditaliajf.com.br e vejam  a nossa exposição virtual.


Angelo Savastano

Jornalista Repórter Fotográfico MTe 15.621/mg- TVE e Diário Regional; Editor do Caderno Conta Giros, suplemento jornal Diário Regional – até 2014; Jornalista e fotografo colaborador das Revistas Planeta Off Road (Belo Horizonte MG) e Revista Crossnaveia (São Paulo SP); Fotografo credenciado – Folha de São Paulo/ Folhapress; Fotografo colaborador – Site Terra, Globo.com, Portal R7, Portal G1, Band News e diversas publicações em revistas e jornais do Brasil e exterior.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: