ENTREVISTA: Leandro Dias, integrante do Time de Bocha Casa D’Italia JF


1 Como nasceu a iniciativa para o time de Bocha Casa D’Italia Juiz de Fora?

O nosso grupo atual resgatou a equipe de bocha da Casa D’Italia JF. A base atual do time era do Tupynambas F.C. de Juiz de Fora até 2009, quando a diretoria do clube naquela ocasião encerrou as atividades da modalidade. Depois, alguns jogadores foram para outros clubes e outros ficaram sem atuar. Em janeiro de 2017 este grupo reuniu e formou a equipe da Casa D’Italia numa parceria com a instituição.  A Casa D’Italia foi pioneira da bocha em Juiz de Fora nos anos de 1940 e disputou competição até a década de 1990. Chegamos ao consenso que era fundamental resgatar esta tradição do esporte local.


2 Qual a sensação de pertencer a um esporte tão tradicional na Itália e principalmente, tão jogado pelos italianos que passaram pela Casa D’Italia Juiz de Fora?

É um enorme prazer. Nossa equipe é formada por jogadores que amam a bocha. Todos já chegaram a viajar mais de mil kilometros para disputar uma competição em determinada parte do país.  Sabemos que nosso esporte é muito difundido na Itália.  É um dos esportes mais praticados em terras italianas. Levar o nome da Casa D’Italia para outras cidades e estados é um privilégio, além de manter viva a história daqueles que tanto fizeram por este esporte na instituição.


3 Você poderia contar um pouco para nós sobre a participação do Time Bocha Casa D’Italia nos campeonatos?

Estamos filiados na Liga Mineira de Bocha, que tem sua sede em Belo Horizonte e representa os clubes do estado. Disputamos campeonatos estaduais na capital mineira e em São João Del Rei.  Estamos empenhados na reforma do nosso ginásio e quando concluir vamos poder jogar em nossas dependências.  Pretendemos realizar uma competição própria para homenagear a imigração italiana. Disputamos também a Copa São Paulo, em São Bernardo do Campo, sendo uma das principais competições da modalidade no país. Em 2017, disputamos a Taça Brasil de Clubes, em Nova Prata, Rio Grande do Sul,  a convite da Confederação Brasileira por resgatar este esporte em uma instituição pioneira da modalidade em nossa cidade. Os campeonatos da Liga Mineira são: Mineiro de Equipes,  Mineiro de Trios, Mineiro de Duplas, Mineiro Individual,  Mineiro de Duplas Mistas. E ainda tem a Taça Inconfidência Mineira , competição tradicional no mês de Abril em São João Del Rei.


4 Sabemos que a Bocha é um esporte muito importante em países como a Itália e vem crescendo cada dia mais no Brasil, sendo um esporte muito relacionado à cultura e tradição dos imigrantes italianos que vieram para o país. Gostaríamos de saber como vocês conciliam a tradição deste esporte com a busca por um público mais jovem e quais as estratégias para atrair este público?

Para manter a tradição e atrair público jovem, quando finalizarmos a reforma no ginásio temos projeto para criação de escolinha de bocha e consolidar parcerias com escolas e faculdades. Divulgamos bastante nossas atividades na imprensa esportiva da cidade, que sempre é solícita conosco. Isto ajuda muito divulgar nosso esporte e a equipe. Outro fator que contribui é nossa divulgação nas redes sociais. Mantemos ativas nossas redes divulgando notícias diversas relacionadas à equipe e sabemos que as mídias sociais têm muito alcance entre os jovens. Mas o diferencial será quando o ginásio estiver disponível para jogos, treinos e atividades, pois assim vamos proporcionar eventos presenciais com este público mais jovem e contribuir assim para difundir a bocha em nossa cidade e na instituição.


5 Quais são os próximos passos do Time Bocha Casa D’Italia JF? 

A primeira meta e a mais importante é reformar o ginásio que ficou inativo para competições a mais de vinte anos. Agradecemos muito nossos parceiros, patrocinadores e amigos que nos ajudaram chegar a uma etapa importante na reforma. Mas ainda falta uma boa parte para concluir tudo. Estamos em busca de parceiros para terminar e ficar em condições de realizar jogos, treinos, atividades em parceria com outras instituições e associações, além de eventos relacionado ao nosso esporte. Pretendemos atrair mais jogadores na equipe, atrair mais parceiros e patrocinadores para alcançar resultados mais expressivos e elevar uma gestão esportiva na equipe.


Leandro Dias

Jornalista e Atleta do Time de Bocha Casa D’Italia JF.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: