Culinária italiana um presente para o Brasil

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 1, n. 3, 2020 – Ana Carolina Moreira | Culinária italiana um presente para o Brasil


Os italianos trouxeram para o Brasil muitas contribuições para as artes, dança, música, arquitetura e não poderia ser diferente na culinária. A gastronomia é uma herança deixada pela imigração, rica e variada, em seus pratos e ingredientes. Em nosso país a influência teve início, sobretudo, por volta de 1880 até 1930, quando milhares de italianos deixaram sua terra natal, em busca de uma nova oportunidade. Ao chegar aqui tiveram que adaptar a sua culinária à realidade local, misturando sabores e ingredientes que tornaram seus pratos ainda mais saborosos. Muitos alimentos se tornaram tradicionais na cozinha brasileira graças aos Italianos, como exemplos disso podem ser citados os pães, vinhos, azeitona, frutas secas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, berinjela, entre outros.

A cozinha Italiana dispensa sofisticação no cardápio, valoriza o sabor e o aroma natural dos alimentos de sua terra. Para eles os melhores momentos na mesa se compõem com massas (pastas), pizzas, peixes e carnes especiais, onde geralmente são preparadas com azeite de oliva. Também são amplamente utilizados anchova, mussarela de búfala, tomate e alcaparra, além dos temperos sempre presentes, ervas frescas, alecrim, estragão, salsa, tomilho, manjerona, orégano, manjericão e louro.

Apesar da gastronomia italiana conter uma quantidade considerável de carboidrato, ao consumir, é necessário o cuidado para não haver excessos. A alimentação italiana é rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais e óleos pouco gordurosos, melhor dizendo, é possível desfrutar sem se preocupar. Atualmente, muitos restaurantes brasileiros servem receitas italianas, e em muitos casos, como carro chefe da casa.

Só de pensar nos pratos elaborados, é possível sentir água na boca! Pensando nisso, segue uma receitinha Italiana…

Receita original Italiana
Fortaia
Ingredienti:
• 4 uova
• 6 cucchiai di pane grattato
• 4 cucchiai di formaggio grattugiato
• latte – mezzo bicchiere (anche di più se l’impasto non
risulta morbido)
• sale

Sbattere leggermente le uova con una frusta. Aggiungere il formaggio, il pane, il latte, sale. Deve risultare un impasto molto mórbido. Cuocere in padella antiaderente con un filino di olio extravergine a fuoco basso. Girare con l’aiuto di un coperchio. Pronta per essere servita, calda, accompagnata da contorno di verdure cotte o crude.

(Tradução para o português)

Fortaia – Omelete

Fortaia – Omelete
Ingredientes:
• 4 ovos
• 6 colheres de farinha de rosca
• 4 colheres de queijo ralado
• Meio copo de leite ou mais se a massa não ficar mole
• Sal

Bater os ovos levemente com o batedor. Acrescentar o queijo, o pão, o leite e o sal. Deve resultar uma massa muito mole. Cozinhar em frigideira antiaderente com um fio de óleo extravirgem em fogo baixo. Virar com a ajuda de uma tampa. Deve ser servido quente acompanhado de guarnição de verduras cozidas ou cruas.


Fontes:

SILVA, Greice Mara Marques da; CONFORTIN, Helena. Cultura Italiana: Estudo comparativo-descritivo da culinária italiana da Itália e da culinária italiana do Brasil. In: Perspectiva. v. 39, n.148, p. 33-45, 2015.

AS INFLUÊNCIAS da cozinha italiana no Brasil. Disponível em: https://www.rj.senac.br/noticias/gastronomia/influencias-da-cozinha-italiana-no-brasil/. Acesso em maio de 2020.


Ana Carolina Moreira

Nutricionista, atuando em segurança alimentar. Formação em Tecnólogo em Leite e derivados pelo instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Graduação em Nutrição pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Especialista em Gestão da Segurança de Alimentos pela instituição SENAC, e Cursando Especialização em Engenharia de Alimentos pela instituição Unyleya .


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: