Uma pausa nas comemorações dos 500 anos de morte do artista renascentista Raffaello Sanzio?

Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 1, n. 1, 2020 – Rafael de Souza Bertante | Uma pausa nas comemorações dos 500 anos de morte do artista renascentista Raffaello Sanzio?


A genialidade produzida por Raffaello Sanzio sobrevive ao tempo. Por onde quer que passe, suas obras despertam variadas reações e sentimentos, sobretudo, aqueles que admiram os trabalhos deixados por esse artista renascentista. Para este ano de 2020, esperavam-se inúmeros congressos e exposições, que marcariam os 500 anos de morte de Sanzio. Alguns chegaram a acontecer, porém, concomitantemente, o planeta foi atingido por um vírus, denominado COVID-19, que de certo modo, pausou a maior parte dessas comemorações, ou pelo menos, pausou as comemorações presenciais. O caminho adotado para manter a memória deste marco tem sido o uso de recursos digitais, entretanto, este ano, dificilmente será possível prestar a devida homenagem ao artista.

Raffaello Sanzio nasceu em Urbino (Itália), no século XV. Desde muito cedo se destacou como pintor e arquiteto, mas ainda com seus 37 anos, desenvolveu um quadro de febre, que permaneceu ao longo de 15 dias, findando com seu óbito no dia 06 de abril de 1520, em Roma. Não se sabe ao certo a causa de sua morte, mas se especula que foi por algum vírus. Terrível coincidência. Passados 500 anos, o mundo vivencia meses de isolamento social, provocado também por um vírus que mata centenas de pessoas diariamente.

Vários eventos foram programados para homenagear esses cinco séculos da morte de Raffaello Sanzio. O mais aguardado aconteceria em Roma, nas Scuderie del Quirinale, mas devido a COVID-19, também não aconteceu como esperado. A programação para o evento iniciou-se há três anos. Desde então, foi criada uma cooperação internacional responsável por reunir importantes trabalhos do artista. Para se ter uma ideia da importância, o seguro orçado para a exposição chega quase 3 bilhões de euros. A organização chegou a vender milhares de ingressos antecipadamente, porém devido ao isolamento social decretado em toda a Itália, poucas pessoas conseguiram acessar a mostra, e hoje praticamente apenas um técnico e a equipe de segurança tem frequentado a mesma. Para sanar a curiosidade, podemos acessar, pelo site oficial do evento (https://www.scuderiequirinale.it/), um pequeno tour sobre a exposição.

O Brasil também se encontra em meio à pandemia provocado pelo COVID-19 e por conta disso, boa parte do país está em isolamento social. Mas cabe a nota de que o Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na capital paulista, contém uma obra de Raffaello Sanzio! Trata-se da “Ressurreição de Cristo” (1502). Por hora, é possível acessá-la através da página do museu (link https://masp.org.br/acervo/obra/ressurreicao-de-cristo), mas ao retornar do isolamento social, vale à pena apreciar de perto o quadro do artista.


Fontes: 

Em homenagem aos 500 anos da morte do pintor, Roma receberá exposição Raffaello”. Disponível em: https://comunitaitaliana.com/em-homenagem-aos-500-anos-da-morte-do-pintor-roma-recebera-exposicao-raffaello/. Acesso em 06 de abril 2020.

Epidemia barra retorno triunfal do pintor Rafael, ofuscado no Renascimento”. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/04/epidemia-barra-retorno-triunfal-do-pintor-rafael-ofuscado-no-renascimento.shtml. Acesso em 05 de maio 2020.

Megaexposição em Roma celebra 500 anos da morte de Rafael”. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/megaexposi%C3%A7%C3%A3o-em-roma-celebra-500-anos-da-morte-de-rafael/a-52668926. Acesso em 15 de abril de 2020.

Para ver obras de Rafael nos 500 anos de sua morte”. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/para-ver-obras-de-rafael-nos-500-anos-de-sua-morte-24369525. Acesso em 14 de abril de 2020.

Rafael de Urbino nos 500 anos da sua morte – ciclo de conferências”. Disponível em: https://revistabica.com/rafael-de-urbino-nos-500-anos-da-sua-morte-ciclo-de-conferencias/. Acesso em 10 de abril de 2020.

 “Urbino prepara eventos pelos 500 anos da morte de Raffaello”. Diponível em: https://istoe.com.br/urbino-prepara-eventos-pelos-500-anos-da-morte-de-raffaello/. Acesso em 05 de abril de 2020.


Rafael de Souza Bertante

Graduado e mestre em História pela UFJF, com ênfase em sociabilidade e cultura italiana, atou em atividades patrimoniais no Laboratório de Patrimônios Culturais. Pós-graduado em Ciência da Religião. Cursa atualmente doutorado em Ciência da Religião pela UFJF e atua com pesquisa em arquivos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: